Cinema | Estreias da Semana

By Titinha SCaeiro - 09:00




M12
Título Original: Hidden Figures
Realizador: Ted Melfi
Com: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge, Glen Powell and Kevin Costner
Género: Drama
País: EUA
Ano: 2016
Duração: 120 min.

Sinopse:
Início da década de 1960. Os EUA e a União Soviética encontram-se em plena Guerra Fria. A disputa pela corrida espacial entre as duas potências é uma evidência e nenhum dos países está disposto a perder a oportunidade de colocar o primeiro homem no espaço. Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson são três mulheres afro-americanas cujos cérebros brilhantes lhes valeram cargos na NASA, apesar da segregação racial e sexual ser ainda uma realidade. Numa época em que os computadores eram ainda muito rudimentares, foram as suas extraordinárias capacidades de cálculo matemático que definiram as complexas trajectórias que tornaram possível colocar na órbita da Terra o astronauta John Glenn, no dia 20 de Fevereiro de 1962. Tornou-se assim o primeiro norte-americano a fazê-lo (o soviético Yuri Alekseyevich Gagarin, a bordo da nave Vostok 1, já o tinha conseguido em de Abril do ano anterior).



Título Original: Moonlight
Realizador: Barry Jenkins
Com: Mahershala Ali, Shariff Earp, Duan Sanderson
Género: Drama
País: EUA
Ano: 2016
Duração: 101 min.

Sinopse:
Oriundo de uma família afro-americana de escassos meios financeiros, Chiron esforça-se por resistir aos maus-tratos da mãe e à constante perseguição das crianças do bairro pobre onde nasceu. Mas, apesar de todas as dificuldades que se vê obrigado a enfrentar, ainda vai encontrando rostos amáveis que lhe ensinarão o amor e o ajudarão a escapar a um destino de criminalidade quase inevitável.



Título Original: Split
Realizador: M. Night Shyamalan
Com: Haley Lu Richardson, Kim Director, James McAvoy
Género: Terror, Thriller
País: EUA
Ano: 2016
Duração: 117 min.

Sinopse:
Kevin sofre de transtorno dissociativo de identidade. Dentro de si existem 23 identidades distintas. Há muito que é acompanhado pela Dr.ª Fletcher, uma psiquiatra especializada em distúrbios de personalidade que se interessa particularmente pelo seu caso e acredita que essas alteridades podem provocar alterações no próprio corpo. Certo dia, Kevin rapta Claire, Marcia e Casey, que aprisiona numa cave. Naquele cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes e assustadoras facetas do raptor que podem variar entre a inocência de um rapazinho de nove anos, uma mulher altiva e autoritária ou um homem com tendências obsessivo-compulsivas. Depois de várias tentativas de fuga frustradas, as raparigas percebem que só entendendo intimamente cada uma das suas personalidades poderão encontrar uma forma de sair dali com vida. Mas Kevin parece esconder uma 24.ª que espera o momento certo para se revelar…


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Patriots Day - Unidos por Boston

M12
Título Original: Patriots Day
Realizador: Peter Berg
Com: Mark Wahlberg, Michelle Monaghan, J.K. Simmons
Género: Drama, Thriller
País: EUA
Ano: 2016
Duração: 133 min.

Sinopse:
Baseado em factos reais, um filme que ficciona os eventos de 15 de Abril de 2013, quando duas bombas de fabrico artesanal explodiram durante a maratona de Boston, EUA. Os explosivos foram accionados com uma diferença de poucos segundos e estavam colocados perto da linha de chegada. O atentado fez três mortos e 264 feridos entre os espectadores, e mais dois mortos e 16 feridos três dias depois, durante uma perseguição policial. O FBI conseguiu identificar os autores: Dzhokhar Tsarnaev e Tamerlan Tsarnaev, dois irmãos norte-americanos de origem tchetchena. Quando foram divulgados os vídeos de vigilância, as autoridades pediram aos moradores de toda a região de Boston que se mantivessem dentro de casa e deu-se início a uma caça ao homem. Tamerlan foi dado como morto durante as perseguições; Dzhokhar foi capturado e preso. Formalmente acusado de 30 crimes – 17 deles puníveis com pena de morte –, Dzhokhar acabou considerado culpado de todas as acusações em Abril de 2015 e condenado à morte por injecção letal (apesar de o Estado do Massachusetts ter abolido a pena de morte em 1984, Dzhokhar Tsarnaev foi julgado de acordo com a lei federal norte-americana).


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Uma Discussão com 50 Anos

Título Original: The 50 Year Argument
Realizador: Martin Scorsese, David Tedeschi
Género: Documentário
País: EUA, GR, JAP
Ano: 2014
Duração: 137 min.

Sinopse:
Com realização de Martin Scorsese e David Tedeschi, "Uma Discussão Com 50 Anos" é um documentário sobre a influente "The New York Review of Books" (NYRB), publicação quinzenal que celebrou meio século em 2013. O projecto teve início em 1963, quando Robert Silvers, Barbara Epstein e alguns amigos comuns decidiram criar um novo tipo de revista que olhasse a cultura, a economia, a ciência ou a política de um modo original e subversivo, com o objectivo de mudar opiniões e mentalidades. Nas suas intenções sobre a realização desde filme, Scorsese explica: "Aprendi tanto ao longo dos anos com a 'The New York Review of Books' – deu-me tanto que me entusiasmou logo a oportunidade de fazer este filme. O David e eu recebemos de braços abertos o desafio de fazer um filme que reflectisse o que é tão único na 'Review', um filme que é, na verdade, sobre a aventura do pensamento e, como diria Colm Toibin, a sensualidade das ideias. Espero que tenhamos sido bem-sucedidos".

Nota: Pode haver alterações ou adiamento nas estreias da semana.

Fonte: Jornal Publico, Sapo Cinema e NOS Cinema

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários