Cinema | Estreias da Semana

By Titinha SCaeiro - 09:00



M12
Título Original: A Toca do Lobo
Realizador: Catarina Mourão
Género: Documentário
País: POR
Ano: 2015
Duração: 102 min.

Sinopse:
O escritor Tomaz Xavier de Azevedo Cardoso de Figueiredo nasce em Braga, a 6 de Julho de 1902. Pouco depois, a família muda-se para a Casa de Casares, construída pelo seu avô materno em Arcos de Valdevez. Aos 12 anos vai para o Colégio dos Jesuítas, em La Guardia (Galiza, Espanha) e, em 1920, ingressa no Curso de Ciências Jurídicas, em Coimbra. Em 1930, já casado, vai para Tarouca como notário. Mais tarde passa pela Nazaré, Ponte da Barca e Estarreja. Durante a década de 1950, é-lhe diagnosticada doença psiquiátrica, que o obriga a internamento hospitalar. O seu romance "A Toca do Lobo", Prémio Eça de Queiroz em 1948, em que o escritor revive a sua infância e juventude, dá nome a este filme realizado por Catarina Mourão ("Desassossego", "À Flor da Pele", "Pelas Sombras"), sua neta. O que começou como um projecto de doutoramento na Universidade de Edimburgo (Escócia) transformou-se num documentário transgeracional sobre a sua própria família. O momento decisivo para a sua realização aconteceu com a descoberta de um programa de televisão nos arquivos da RTP sobre Tomaz de Figueiredo, que ela nunca conheceu mas que parece falar-lhe directamente. "Aí foi o momento em que eu disse: este filme tem de ser sobre o meu avô. Porque senti que, de uma forma quase fantasmagórica, ele me estava a convocar para fazer este filme. Na história, narrada na primeira pessoa pela realizadora, "passado, presente e futuro estão todos juntos ali como se fossem um só", resume.



M12
Título Original: Les innocentes
Realizador: Anne Fontaine
Com: Lou de Laâge, Agata Buzek, Agata Kulesza
Género: Drama
País: POL/FRA
Ano: 2016
Duração: 115 min.

Sinopse:
Polónia, Dezembro de 1945. Após a vitória dos aliados na Segunda Grande Guerra, Mathilde, médica da cruz vermelha, encontra-se em missão de ajuda aos sobreviventes dos campos de concentração nazis. O horror a que todos os dias assiste é desmedido, mas ela tenta a todo o custo minorar o sofrimento dos que dela precisam. Um dia, é procurada por uma jovem noviça que lhe implora que vá consigo ao convento onde várias freiras precisam de auxílio. Apesar de reticente, acaba por se sentir impelida a ajudá-la. Nesse lugar, para sua surpresa, vai encontrar sete freiras em final de gravidez. Meses antes, o convento foi invadido por soldados soviéticos que as violaram durante vários dias. Incapazes de conciliar a sua fé com a perda da virgindade, aquelas mulheres não conseguem superar o trauma de carregarem no ventre o fruto de um crime, delas e dos homens que as violentaram.


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
As Novas Aventudas de Aladino 

M12
Título Original: Les nouvelles aventures d'Aladin
Realizador: Arthur Benzaquen
Com: Kev Adams, Jean-Paul Rouve, Vanessa Guide, Eric Judor
Género: Comédia
País: BEL/FRA
Ano: 2015
Duração: 107 min.

Sinopse:
Aproveitando a desordem inerente à semana antes do Natal, Sam e Khalid usam uns disfarces de Pai Natal para roubarem tudo o que puderem nas Galerias Lafayette. A confusão instala-se quando Sam é rodeado por um grupo de crianças que lhe exigem uma história de encantar. Apesar da recusa inicial, e de modo a não chamar demasiada atenção sobre si, vê-se obrigado a improvisar. É então que decide contar, de um modo algo atabalhoado, a sua versão de "Aladino e a Lâmpada Mágica". "Vestindo" a pele da personagem principal, Sam inicia uma "viagem" ao coração de Bagdad, o lugar onde tudo acontece. Ali encontra um povo empobrecido e subjugado à tirania do terrível Vizir. Será Aladino – um simples ladrão – capaz de deter os planos do tirano, salvar o amigo Khalid e, no meio de tudo isso, conquistar o coração da princesa?


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Já Sinto a Tua Falta 

M12
Título Original: Miss You Already
Realizador: Catherine Hardwicke
Com: Drew Barrymore, Toni Collette, Dominic Cooper
Género: Comédia Romântica
País: GB
Ano: 2015
Duração: 112 min.

Sinopse:


Milly e Jess são amigas inseparáveis desde o dia em que se conheceram, ainda na escola primária. Habituadas a dividir cada detalhe da sua vida, elas cresceram juntas, partilhando alegrias, tristezas, roupas e namorados. Ao atingir a idade adulta, Milly casou, comprou uma grande casa, teve dois filhos e construiu uma carreira de sucesso; enquanto isso, Jess, que nunca conseguiu engravidar, vive com o companheiro num pequeno barco atracado num canal de Londres. Após um tratamento logo e difícil, Jess consegue finalmente engravidar. Mas essa felicidade é assombrada com a notícia de que Milly tem cancro da mama num estádio já muito avançado…

 


M12
Título Original: Palmeras en la Nieve
Realizador: Fernando González Molina
Com: Mario Casas, Adriana Ugarte, Macarena García
Género: Drama, Romance
País: ESP
Ano: 2015
Duração: 163 min.

Sinopse:
Em 1953, Kilian deixa as remotas montanhas de Huesca (Espanha) e ruma à ilha de Fernando Pó (hoje Bioko, Guiné Equatorial) para explorar uma plantação de cacau com o pai e irmão. Kilian apaixona-se perdidamente por Bisila, uma mulher local descendente de escravos. Contudo, devido às convenções sociais da época, esse amor nunca é aceite por nenhum membro da família. Meio século depois, Clarence, sua sobrinha, descobre acidentalmente uma carta sobre esses tempos. Sem saber explicar os motivos, sente-se impelida a viajar para esse lugar onde o pai, o avô e o tio viveram 20 longos anos. Ali vai descobrir os segredos de um amor proibido e as suas consequências trágicas...



M12
Título Original: Friend Request
Realizador: Simon Verhoeven
Com: Alycia Debnam-Carey, William Moseley, Connor Paolo
Género: Terror
País: ALE
Ano: 2016
Duração: 92 min.

Sinopse:
Laura é uma jovem muito popular que se habituou a partilhar todos os detalhes da sua vida no Facebook, onde tem mais de 800 contactos. Um dia, recebe um pedido de amizade de Marina, uma colega de faculdade. Apesar de estranhar ser a sua única relação "online" e achar as suas partilhas um pouco bizarras, acaba por aceitar. Certo dia, depois de Laura partilhar algumas fotos da sua festa de aniversário com alguns dos melhores amigos, Marina, ofendida por ter sido excluída, agride-a e jura vingança. Nessa mesma noite, Marina filma o seu suicídio num vídeo que é automaticamente partilhado no perfil de Laura, que depressa começa a ser assombrada pelo espírito vingativo da rapariga. A partir daquele momento, a vida de Laura muda. Grande parte dos contactos deixam de a seguir e os seus amigos mais próximos começam a aparecer mortos. Para tornar tudo ainda mais aterrorizante, os vídeos das mortes de cada um deles são também publicados no seu mural…


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
Sete Minutos Depois da Meia-Noite 

M12
Título Original: A Monster Calls
Realizador: J.A. Bayona
Com: Sigourney Weaver, Felicity Jones, Lewis MacDougall, Toby Kebbell
Género: Drama, Fantasia
País: ESP/EUA
Ano: 2016
Duração: 108 min.

Sinopse:
Para poder escapar aos problemas do dia-a-dia, Conor O'Malley (Lewis MacDougall), de 12 anos, encontrou refúgio num mundo de fantasia. Nada na sua vida é simples: na escola, é maltratado pelos colegas; em casa, sofre com a doença da mãe (Felicity Jones) e com a relação fria e distante que tem com a avó (Sigourney Weaver). Apesar da dureza da realidade, à noite – exactamente sete minutos depois da meia-noite – o rapaz recebe a visita do bondoso "monstro-em-forma-de-árvore" (voz de Liam Neeson). Entre os dois existe um trato: o monstro conta-lhe três histórias de encantar; em troca, Conor fala-lhe sobre si. Noite após noite, verbalizando o que vive, pensa e sente, uma amizade muito peculiar vai crescendo entre ambos. E será ao lado deste ser tão especial que o rapaz encontrará a força e coragem necessárias para derrubar os seus medos e superar a raiva sempre contida dentro de si…



M12
Título Original: Taklub
Realizador: Brillante Ma Mendoza
Com: Nora Aunor, Julio Diaz, Aaron Rivera
Género: Dramas
País: Filipinas
Ano: 2015
Duração: 97 min.

Sinopse:
A passagem do supertufão Haiyan passou por Tacloban, na região central das Filipinas, deixou um rasto de morte e destruição. Com ventos a atingir os 379 km/h e ondas de 15 metros de altura, foi um dos tufões com mais intensidade alguma vez registados – classificado na categoria cinco, a mais elevada na escala de Saffir-Simpson. Nesse cenário de devastação, várias personagens vão ver as suas vidas entrecruzar-se: Bebeth tenta identificar três dos seus filhos através de análise ao ADN dos corpos sepultados em valas comuns; Larry, que perdeu a mulher, encontra consolo ao aderir a um grupo de católicos devotos que carregam uma cruz pelas ruas da cidade; Erwin procura esconder da irmã mais nova a morte de ambos os pais. Ao mesmo tempo que tentam lidar com a perda, cada um vai ter de enfrentar uma série de acontecimentos que constantemente põem à prova a sua fé e ameaçam fazer desaparecer, para sempre, a esperança no futuro.


Para ver Trailer TOQUE na Imagem
The Accountant - Acerto de Contas 

M12
Título Original: The Accountant
Realizador: Gavin O'Connor
Com: Ben Affleck, Anna Kendrick, J.K. Simmons, Jon Bernthal
Género: Drama
País: EUA
Ano: 2016
Duração: 128 min.

Sinopse:
Diagnosticado com autismo durante a infância, Christian Wolff (Ben Affleck) sempre se sentiu mais inclinado para a matemática do que para qualquer relacionamento interpessoal. Apesar de todos os problemas inerentes à sua condição, o seu cérebro brilhante ajudou-o sempre na complicada tarefa de se tornar um homem. Hoje, trabalha em contabilidade, onde a sua eficiência é necessária e muito apreciada. Paralelamente ao "emprego oficial", colabora com algumas das mais perigosas organizações criminosas do mundo onde, através de uma inteligente "contabilidade criativa", aproveita alguns lapsos e omissões da lei para manipular dados. Quando percebe que está a ser investigado pelo agente Ray King (J.K. Simmons), da Divisão Criminal do Departamento do Tesouro, Christian decide aceitar trabalhar para a Living Robotics, uma conhecida empresa criada por Lamar Blackburn (John Lithgow). Quando Dana Cummings (Anna Kendrick), sua colega de trabalho, lhe mostra os livros de contabilidade, Wolff descobre uma fraude de muitos milhões de dólares. Essa descoberta, que ele é incapaz de ignorar, vai colocar a vida de ambos em risco.



M12
Título Original: Toro
Realizador: Kike Maíllo
Com: Mario Casas, Luis Tosar, José Sacristán
Género: Drama, Thriller
País: ESP
Ano: 2016
Duração: 105 min.

Sinopse:
Dois irmãos reencontram-se depois de 2 anos. Um deles tem estado preso e o outro roubou um perigoso recetador e agora estão ambos em fuga, juntamente com Diana, a filha menor deste último. Os três empreendem uma viagem pela Andaluzia violenta, mítica, agreste e selvagem. Uma viagem durante a qual ressurgem velhas feridas do passado, obrigando os irmãos a uma reconciliação mais profunda de forma a salvar as vidas dos três.

Nota: Pode haver alterações ou adiamento nas estreias da semana.

Fonte: Jornal Publico, Sapo Cinema e NOS Cinema

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários