Viver sem Ti | Jojo Moyes | Porto Editora | Opinião

By Vera Carregueira - 16:19

Como seguir em frente depois de se perder a pessoa amada?
Como construir uma vida que valha a pena ser vivida?

Louisa Clark já não é uma jovem banal a viver uma vida banal. O tempo que passou com Will Traynor transformou-a, sendo agora uma pessoa diferente que tem de enfrentar a vida sem ele. Quando um insólito acidente obriga Lou a regressar a casa dos pais, é impossível não sentir que está de volta ao ponto de partida. 

Lou sabe que precisa de um empurrão que a traga de novo à vida. E é assim que acaba por ir parar ao grupo de apoio Seguir em Frente, cujos membros partilham sentimentos, alegrias, frustrações e bolos intragáveis. Serão também eles que a levarão até Sam Fielding - um paramédico que trabalha entre a vida e a morte, e o único homem que talvez seja capaz de a compreender. Mas eis que uma personagem do passado de Will surge de repente e lhe altera todos os planos, lançando-a num futuro muito diferente…. Para Lou Clark, a vida depois de Will Traynor significa reaprender a apaixonar-se, com todos os riscos que isso implica. 

Em Viver Sem Ti, Jojo Moyes traz-nos duas famílias, tão reais como a nossa, cujas alegrias e tristezas nos tocarão profundamente ao longo de uma história feita de surpresas.
Peguei neste livro a medo, depois de Viver depois de ti a autora não poderia se superar, mas a realidade é que este livro é tão bom que esteve sempre nas 4 estrelas porém o final desanimou-me e acabei por lhe dar apenas 3. O final não é mau mas queria mais, esperava mais, desejava mais para Lou, achei que ela merecia muito mais e fiquei muito triste com aquela meia felicidade que seria o suficiente para a levar novamente para baixo.

Vamos encontrar uma Louisa mais de um ano depois do final do primeiro livro completamente destroçada, desorientada com uma vida que pouca ou nenhuma satisfação lhe traz e longe de toda a família. Há contudo dois acontecimentos que lhe agitam a vida e mudam o rumo que estava a tomar.

Lily entra na sua vida como um furacão e tudo fica mais complicado quando Lou sente necessidade de cuidar de uma jovem errática e cheia de problemas. Sam apresenta-se também de forma dúbia tanto é um bálsamo como um problema e a nossa protagonista acaba por ficar perdida.

Jojo Moyes é fantástica e esta história tem uma infinidade de pormenores que nos vai prendendo. A acção é constante não havendo qualquer momento aborrecido durante a leitura, fazendo-nos, isso sim, querer saber o desenrolar dos acontecimentos. Não podemos fazer qualquer tipo de reparo à escrita da autora, Moyes tem uma genialidade muito própria que tanto nos faz rir como nos deixa em lágrimas porém tal como já referi esperava um final melhor porque o fim de Viver sem Ti é sem dúvida bastante realista mas depois de todas as provações de Lou achei que ela precisava e merecia um "feliz para sempre". De qualquer forma devo dizer que gostei imenso deste livro e que foi uma excelente sequela, apesar do meu "problema" com o final achei necessário saber mais sobre o que aconteceu depois do primeiro livro, mas sinceramente? Precisava de mais um, com um encerramento que me satisfizesse a 100%.




Exemplar gentilmente cedido para opinião honesta

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Ainda não li o primeiro e ando em pulgas, nem quero pensar neste que ainda me dá uma coisa! Eu, livrodependente me confesso.

    Beijinho
    www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar