Projecto Casa Assombrada

By Miss Introvert - 09:30

 

Sendo uma enorme fã de filmes de terror, o Projecto Casa Assombrada aliciou-me assim que ouvi falar dele, em Junho do ano passado. De imediato dei-o a conhecer à restante "team" dos filmes de terror, o namorado e os sobrinhos, que, como já supunha,  ficaram igualmente entusiasmados com a ideia de embarcarem no que aparenta ser uma assustadora aventura. 

No entanto, tal não se demonstrou fácil de concretizar uma vez que nos deparámos com dois fatores contra: por um lado, os bilhetes esgotavam muito rápido, obrigando a uma reserva planeada com bastante antecedência; por outro, os sobrinhos moram longe, e nós temos horários de trabalho rotativos, sendo bastante difícil agendar reservas com um mês de antecedência. O resultado era sempre o mesmo, sempre que conseguíamos conciliar uma data, sucedia já não haver bilhetes para a mesma.

E assim foi, até ao passado dia 15 de Agosto, onde precisamente à meia-noite enviamos um email a agendar a nossa visita para o mês que vem, para um grupo de 9 pessoas.

Mas o que é e do que se trata este Projecto?



Esta é uma iniciativa da Reflexo: Associação Cultural e Teatral e que teve início em Junho de 2015. Entretanto teve uma pausa pelo meio, tendo-se iniciado em 2016 a segunda temporada, que termina já em Outubro.

O edifício onde se desenrola toda a assustadora aventura é uma casa que remonta do século XIX e que se conta ser realmente assombrada, na Quinta Nova da Assunção em Belas, a qual é constituída por mais de 25 assoalhadas distintas, tendo ainda extensos jardins. Atualmente pertence à Câmara Municipal de Sintra, tendo estado fechada ao público até à data de início deste projeto.


Mais do que uma visita a uma casa da qual os locais contam histórias de assombrações e da qual se diz ter uma carga energética muito forte associada, aqui vamos encontrar uma encenação aliada a um jogo, cujo objetivo é o de superar o medo, o medo do medo, o jogo psicológico e as partidas que nos prega a nossa imaginação.

Para tal, as visitas decorrem de quinta a sábado, de meia em meia hora, entre as 21h30 e as 24h00. Cada grupo é constituído por 9 elementos, tendo as visitas a duração de 50 minutos, durante os quais não é permitido o acesso a lanternas ou outros objectos geradores de luz, telemóveis, ou outros dispositivos eletrónicos. Como jogo que é, o objetivo é percorrer as 25 assoalhadas às escuras e, por entre os encontros mais insólitos e inesperados, conseguir manter o sangue frio para tentar superar o medo a fim de procurar as pistas necessárias que conduzem à saída da casa.

Parte da visita é feita por um audioguia que é fornecido à entrada, onde o guia vai contando as histórias assustadoras de cada divisão e que a quinta acumulou ao longo dos séculos.

As reservas para o mês seguinte devem ser feitas unicamente através do email reservas.casassombrada@gmail.com, a partir da meia-noite do dia 15 do mês anterior. Ou seja, no nosso caso em concreto, as reservas para o mês de Setembro tiveram de ser feitas a partir de 15 de Agosto. Cada bilhete tem um custo de 15€, sendo que no ato da reserva deve ser pago 1/3 do mesmo.




Este é um projeto obrigatório para os amantes dos filmes de terror, que  promete muito medo e muita adrenalina à mistura, assim como uma noite muito bem  passada. Parece ser uma experiência única e no próximo mês cá passarei para deixar o feedback, se conseguir sobreviver à experiência. 

Se ficaram curiosos, apressem-se a reservar pois para além de esgotar rapidamente, está quase, quase a terminar.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários