Culinária | Trança de Chocolate

By Cláudia Andrade - 14:30

Querem começar a semana com algo bem doce? Então aqui têm uma receita rápida e barata, óptima para um lanche entre amigos ou para colocar no forno enquanto se aproveita aquele jantar com visitas de última hora (acontece a todos, deixem lá).


Ingredientes? Apenas 3:

- 1 embalagem de massa folhada (podem fazer a massa, eu utilizo sempre das existentes nos supermercados)
- 1 a 2 tabletes de chocolate (eu usei do de culinária)
- 1 gema (para pincelar)

Comecem por pré-aquecer o forno a 180º e estiquem a massa folhada. Eu estiquei directamente no tabuleiro, mas podem fazê-lo em cima de uma superfície lisa e depois colocarem no tabuleiro (o papel vegetal que vem com a massa facilita nessa tarefa).


De seguida coloquem o chocolate, deixando cerca de dois dedos de massa livre tanto em cima como em baixo. Eu utilizei uma tablete e mais de metade de outra, de forma a desperdiçar o mínimo de massa.


De seguida vamos fazer os cortes na massa. Como podem ver na imagem acima, cortamos o excesso de massa nos cantos (imaginem uma linha que se prolonga após o fim do chocolate) e fazemos também cortes laterais ao nível das divisórias do chocolate.


Retirem os cantos, mas guardem esses bocadinhos de massa assim esticados (já vos mostro mais à frente o motivo). Comecem a dobrar a massa sobre o chocolate, primeiro o rectângulo que ficou na parte de cima e depois as laterais, alternadamente, dando uma ligeira inclinação como na foto.


No final, dobrem primeiro a parte de baixo e só depois as duas últimas tirinhas. Agora com os quatro rectângulos de massa que sobraram, os cantos que retirámos anteriormente, coloquem em cada um deles um quadradinho de chocolate e enrolem. Pincelem com a gema de ovo e coloquem no forno até ficar dourado, cerca de 25-30 minutos.


Et voilá, deliciem-se com esta delícia que dá tão pouco trabalho.




  • Share:

You Might Also Like

0 comentários