Cinema | A 5ª Vaga | Opinião

By Mafi - 00:35







Baseado no best-seller homónimo - A 5º Vaga de Rick Yancey. Contêm spoilers

Começando pelo mais importante: não li o livro. Já tive interesse nesta trilogia (bem antes de ser publicada por cá) mas confesso que aliens não é bem a minha praia e portanto foi sem grande culpa que retirei os livros de Rick Yancey da minha wishlist.

Contudo, na moda contínua de adaptar qualquer sucesso literário YA ao cinema, esperando que sejam ou o novo Twilight ou o novo Hunger Games, até estava curiosa com a adaptação do livro ao grande ecrã. Fui acompanhando sem grande atenção à escolha do cast e aos teasers  e imagens que começaram a ser divulgadas e esta semana lá rumei ao cinema para me entreter durante quase duas horas com adolescentes em perigo e seres alienígenas.


Para quem não sabe da premissa do livro, aqui a terra invadida por extraterrestres - os Outros -, que têm como único objectivo o extermínio de toda a população do planeta. Tudo começa com vagas de destruição, cada uma atingindo e devastando parte da humanidade. Com uma 5ª vaga a aproximar-se, de modo a extinguir a humanidade, cabe aos sobreviventes lutarem contra o inimigo, sem saberem bem ou preverem quando e de que forma é que estes irão atacar.

Começando pelo enredo, no geral achei um pouco previsível. Mesmo não tendo lido o livro, percebi logo que o exército era controlado pelos Outros e ao contrário do que achei com Maze Runner - outra saga de livros que não li mas que vi ambos os filmes - em que afirmei que o conceito da série era mais cinematográfico do que literário, aqui acho precisamente o contrário, não me perguntem porquê mas fiquei com imensa vontade de ler os livros, coisa que raramente me acontece com um filme cujo livro ainda não li. Sinto que faltou-me informação complementar e que estava tudo bastante resumido, não sei se isto é a minha forma de dizer que é uma má adaptação, pois sem conhecimento da obra literária é difícil de o dizer mas achei que logo ao início podia ter havido uma melhor introdução ao mundo e não aconteceu.
A acção desenrola-se a um bom ritmo, alternando entre dois pontos de vista por assim dizer mas deixa-me que vos diga que os efeitos especiais das vagas estão absolutamente mal feitos! Um bom efeito especial é quando não se nota que é feito a computador...pois aqui nota-se tudo muito computorizado e descredibiliza logo o filme.

Em termos de desempenhos dos actores, a melhor interpretação é a da protagonista o que não seria difícil pois do grupo de jovens actores, é aquela que tem mais experiência e melhores capacidades de representação. Apesar de distrair-se de vez em quando, Cassie é talvez a única personagem que não sai do traço principal, ou seja tem motivos para aquilo que faz, sempre com o mesmo objectivo. Já as restantes personagens que a acompanham deixam muito a desejar. Fiquei bastante desiludida com o desempenho do Nick Robinson. Já conhecia o trabalho do actor numa série que acompanhei durante 4 temporadas e se fosse a 1ª vez que visse Robinson a representar diria que era um péssimo actor. Contudo, já conhecendo algum trabalho dele e sabendo do que é capaz, posso afirmar que este papel não foi de todo bem atribuído e a sua interpretação foi má. Acho que tem mais jeito para as comédias e papéis de trapalhão do que para um adolescente líder de um bando de miúdos. Aliás de todo o grupo dos soldados, tirando o Sam a única que se destacou e que mostrou alguma personalidade foi a Ringer (Maika Monroe).
Quanto à outra personagem masculina de destaque, Alex Roe (Evan Walter) foi outra desilusão. Em termos visuais não há nada de apontar ao moço, para o público feminino até dá para lavar as vistas mas o rapaz mais parece pronto para protagonizar um filme do Nicholas Sparks do que propriamente um filme de aliens...e que história é aquela de ele ser metade humano, metade Outro? Eu sei que não se pode explicar tudo senão o filme tinha 3 horas, mas ao menos podiam ter explicado como aquilo funcionava...é que não é só atirar informação para o filme, há que saber contextualizá-la para quem não possa estar familiarizado com o mundo que nos é apresentado no grande ecrã. Além disso a mensagem que este queria passar à sua amada e os seus diálogos foram desinteressantes e não me convenceram de todo.

635775450877851863-DF-07325r

Com tanto aspecto negativo ainda pensam que não gostei do filme, o que bem em certa parte até tem alguma verdade. Foram duas horas bem passadas, foram. Fiquei com vontade de ler os livros, isso sim mas não posso dizer que fiquei propriamente convencida com "A 5ª Vaga". Faltou personalidade à maioria das personagens (até o exército precisava de ser mais vil), o filme dá a entender um triângulo amoroso que pelo que já li, não acontece nos livros e bem, enredos onde os aliens atacam o planeta Terra não é propriamente a coisa mais inovadora que já se viu no cinema. Fico à espera, com bastante curiosidade, de saber como o filme se sairá nas bilheteiras (até à data desta opinião o filme não saiu na maioria dos países) e se haverá sequela ou não. 
Resumindo, fiquei com vontade de ler os volumes da trilogia portanto vou ali ao Goodreads adicionar outra vez os livros. 

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá Mafalda,

    Concordo plenamente com a tua análise ao filme. Tal como tu também não li o livro ainda, apesar de estar na minha wishlist, e resolvi ir ver o filme na mesma por curiosidade. Cheguei ao final do filme com a sensação de que o livro não podia ser assim, se não como é que tinha visto opiniões tão positivas?
    Os actores no geral tiveram um desempenho fraco e muitos dos diálogos não têm qualquer interesse, para além de existirem alguns momentos sem qualquer lógica (já para nem falar da imagem do alienzinho verde super mal feito nos cérebros -.- ). Este filme foi um autentico flop... Devia ter desconfiado, quando me vejo numa sala mais pequena que o habitual na semana da estreia do filme.
    Enfim, posto isto e tal como tu, ficou a vontade de ler o livro e confirmar se a história é de facto boa e esta foi apenas uma má adaptação, ou não.
    Boas leituras e bons filmes ^^

    ResponderEliminar