Cinema | Melhores filmes de 2015 | Menções honrosas | Guilty-pleasures

By Adeselna Davies - 11:00

Os 5 melhores filmes de 2015


1. Inside out 
(traduzido de forma asquerosa como Divertidamente para PT... DISHONOR ON YOU, tradutores!)



Não há muito que explicar, conseguiu facilmente destronar o Wall-E e o UP dos meus filmes favoritos da PIXAR... scratch that, de sempre. Não é um filme para miúdos pequenos, não não vão mostrar ao vosso sobrinho de 3 anos e esperar que ele adore tanto quanto vocês, mas é do estilo do Toy Story 3. É um filme que entretêm os mais pequenos (6 anos para cima) e os adultos e por norma fico satisfeita quando um filme dá para toda a família ir ver. Para além disso acho que é dos poucos filmes este ano que passou uma mensagem boa para todas as idades: it's ok to be sad e a tristeza faz parte da nossa vida. É uma mensagem que muitas vezes não passamos às pessoas porque queremos sempre o melhor e o melhor para nós é estarmos felizes e se estamos tristes ficamos logo preocupados. Mas a verdade é que é impossível não ficarmos tristes muitas vezes e isso é saudável e bom!

Rotten tomatoes - 98%
IMDB - 8.3

2. Star Wars episode VII - The Force Awakens



Filme do ano... quase! Quando saíram os bilhetes e eu comprei em IMAX rezei a todos os santinhos do J.J. Abrams para que o raio do filme valesse os 20€!! Ai se não valeu! Meu deus, que aventura! Eu pensei que o filme ia ter intervalo e quando olhei para o relógio porque estávamos a entrar no ato IV é que notei que faltavam 30 minutos (+-) para o filme acabar!! Wait, já se passaram 1hora e meia?? Sabemos que é um filme muito bom quando nos lembramos de ir ver as horas para ver quando é o intervalo e o filme está quase a acabar! Adorei o BB-8 quero um! Tal como o Inside out, o filme passa algumas mensagens que não posso dizer senão SPOILZ, mas para quem viu sabe bem quais são. Tal como o Inside out, foi muito bom ver pais com os seus filhos pequenos a ver um filme que ambos iam adorar. Os pais nostálgicos por verem um filme de uma série que adoram e os filhos a terem o primeiro contacto com a série. 

Rotten tomatoes - 94%
IMDB - 8.6

3. Capitão Falcão



"Somos portugueses, não precisamos de plano!"
"Malditos comunas"
"Chamou, senhor Presidente?"
"Bolo de arroz?"
"Prefiro ser acusado de excesso de zelo do que de falta de patriotismo"
"LEITE? Eu queria dizer absinto! Uma jarra, por favor!"

Este deve ser o raio do filme mais quotable português de sempre! Ri-me até não poder mais, chorei, esbracejei... meu Deus! Como? Como é que isto é tão lindo? Como é que teve tão poucas pessoas a irem ver? Para terem noção o DVD saiu antes do Natal e esgotou! Andei à procura da 2º edição no outro dia e encontrei apenas um exemplar! UMINHO! Ainda bem, fico tão feliz porque prefiro mil vezes um Capitão Falcão à bostice que o Leonel Vieira anda a fazer. Capitãs de Abril ao estilo de Power rangers, o Capitão Falcão é tao over the top, tão exagerado que é impossível não o adorar e o script... ai o script é tão perfeito.
Se não puderam ver o filme no cinema, comprem o DVD!

Rotten tomatoes - -
IMDB - 7.4

4. The Martian



Sci-fi? Check
Piadas? Check
Protagonista altamente likable? Check, check!

Não esperava gostar tanto do Martian, mas acabei por adorar. O casting está spot on, a ciência pitch perfect (YOU HEAR THAT INTERSTELLAR?), a adaptação não posso falar porque não li o livro mas parece-me que está algo fiel (o quão fiel pode ir). Gostava que as personagens secundárias tivessem mais protagonismo (sim é a única crítica que tenho ao filme), tem demasiadas personagens e não tem um vilão o que é muito bom, mas não dá para nos apegarmos a muitas sem ser ao protagonista.

Rotten tomatoes - 93%
IMDB - 8.2

5. What we do in the shadows



Ao contrário do The Martian, esperava gostar mais do WEDITS. É um mockumentary e sim, concordo é o melhor filme de vampiros que temos na atualidade. Talvez porque toda a gente estava a dizer o quão funney era e ok, tem algumas piadas maaaaaas acho que é mais um: ohhh I see what you did there do que de rir.
Aliás achei partes do filme bastante dark e com muito terror! Quando vemos o Nosferatu nunca o vemos a atacar, aqui vemos ele a matar uma pessoa, aliás eles matam várias pessoas, e há uma cena tão triste onde um vampiro está prestes a matar uma mulher e pergunta o que é que ela vai fazer na vida e ela conta como quer ir para a faculdade, viajar, ver o mundo e nota-se pela cara do vampiro que ele fica tão desconfortável com ter de a matar mas sorri para a câmara porque está a ser filmado. Mas tem cenas muitoooo engraçadas quando discutem quem é que tem de lavar os pratos cheios de sangue ou quando o Viago está a lavar os dentes do Petyr cheios de sangue e ele na sua cripta, já velhinho.

É um muito bom filme, tem referências fantásticas e a caracterização do Petyr está spot on. Há uma cena tão linda, tão linda e tão aterradora em que a câmara está apontada para uma janela e só se vê a "shadow" do Petyr (um wink wink à cena do Nosferatu quando ele sobe as escadas em que só é preciso ver a sombra dele para sentir o terror da presença dele). A cena é estupidamente brilhante, até o Murnau teria dito: good job, guys!

Só gostava que as pessoas deixassem de dizer o quão engraçado o filme é, para dizerem o quão brilhante o filme é. O filme tem algumas piadas mas não é o forte dele. O forte é a imagem e as cenas sem diálogo.

Ah e o Stu é um gajo porreiro!

Rotten tomatoes - 97%
IMDB - 7.6

Menções honrosas:


1. Mad Max


O QUÊ? ESTE NÃO ESTÁ NOS MELHORES FILMES DO ANO??? Yahhhh, não. Eu gostei do filme, tal como o WEDINS gostei mais das cenas em que eles não falavam, tem algumas quotes giras, mas não sei, não consigo lembrar-me de muitas cenas do filme, aliás consigo fazer muito nitpicking com o raio do filme. De como tem tantas cenas "feministas" como depois tem basicamente 4 personagens que não fazem quase nada e not a good use of Tom Hardy. Não é um filme mau, mas não acho que seja um filme para toda a gente. Yah é giro, tem efeitos badasses, três personagens fixes, but that's it... o Imortan Joe é bem mais ameaçador na sua imagem do que nas acções. Everything looks cool and stuff, mas quando saí do cinema lembro-me de ter dito: espero que o SW e o Inside out kick ass porque eu não quero que isto seja o melhor filme do ano! God is listening, guys!

Rotten tomatoes - 97%
IMDB - 8.2

2. The man from UNCLE



Todas as minhas fantasias homo-eróticas foram ouvidas e realizadas! "This is not the Russian way", ai filho, mostra-me o Russian way então! Foi um filme visto entre amigos para avacalhoar, mas juro que sentia as minhas entranhas a derreterem sempre que via os dois no ecrã... só me apetecia dizer: Now kiss! E juntar aquelas duas cabeças. Escusado será dizer que já acompanho diversas fanfics gays do filme na net... ahem...

Rotten tomatoes - 67%
IMDB - 7.4

3. Kingmans: at your majesty service



Pensei que isto tinha saído no ano anterior, mas afinal foi este... bom o filme tem o Colin Firth com a sua imensa classe e algumas cenas de acção muito muito boas (penso que a cena da igreja entrou nas cenas mais unforgetable de 2015) and I agree, tem momentos de humor, acção mas também tem alguns clichés de filmes de espiões. É um filme de pipoca, mas um bom filme de pipoca.


Rotten tomatoes - 74%
IMDB - 7.8

4. Ant-man


Ant-man is COOL! Isto foi como o SW, podia ter dado para o torto e a MARVEL teria começado a afundar-se, mas não! O casting foi bem feito, as sequências de acção também estavam muito boas e good use of Michael Douglas. Tentou fazer menos que o Avengers: Age of Ultron e acho que ainda bem. Also best side-kicks ever! As personagens secundárias fizeram este filme tão melhor. Pena é que o vilão seja meh... Aliás se notarem a minha lista de top 5 só um é que tem um vilão definido e estes 4 todos têm um vilão que aparece... talvez seja esse o problema. Vilões are overrated!

Rotten tomatoes - 80%
IMDB - 7.5

Filmes que todos odiaram mas que adorei


1. Chappie



Rai's parta o robot que é super fofo! Há duas cenas que nos deixam a chorar. Surpreendeu-me as pessoas não terem gostado mais do filme. Acho que é dos poucos que merecia bem mais praise do que aquele que teve.

Rotten tomatoes - 31%
IMDB - 6.9

2. Jupiter Ascending



It's a pretty film com uma prestação super over the top do Eddie... I CREAAAATE LIFE... and I destroy it! Eu mijo-me a rir sempre que vejo aquela cena! Byotiful Ah e abs do Tatum, also! I am a simple woman. Não, não é um filme bom mas bolas também não é pior que um Transformer! 5.4 no IMDB pff.... Tudo bem que os Wachowski têm mais credibilidade que o Bay mas come on guys! Este filme é bonito, tem um worldbuild bom. Yeah sure a plot é meia mnheeee e sim é filme de acção para gajas mas ao menos o worldbuild é bom e tem cenas com cenários fantásticos... e não é racista... nem nos deixa desconfortáveis com leis tiradas do rego... I'm looking at you, Bay!!

Rotten tomatoes - 26%
IMDB - 5.4

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários