Mangas&Animes | Ao Haru Ride | Opinião

By Raquel Maia - 09:06

.
Aqui é a versão japonesa, mas há na Europa em Alemão e Francês. Em Português só mesmo a edição do Brasil.
Chegou ao fim!! É triste mas é verdade Ao Haru Ride chegou ao fim em Fevereiro e tal como tinha dito só agora é que vou fazer a opinião para puder incluir também o anime e ficar tudo juntinho. Espero que tenham paciência para ler isto tudo. E esta opinião pode conter spoilers, visto ser a junção dos 13 volumes.
Ao Haru Ride (ou Passeio na Primavera Azul) é uma série de mangá escrita e ilustrada pela maravilhosa Io Sakisaka (mais em baixo falo melhor dela). Iniciada em Fevereiro de 2011 e com a sua finalização a Fevereiro de 2015, e teve a sua adaptação ao anime em 2014, tal como um live-action a Dezembro do mesmo ano, e contou também com um OAD no décimo primeiro volume do mangá.
Em traços gerais Futaba Yoshioka quer ter uma nova vida, quando era pequena não tinha uma amiga verdadeira, porque muitos rapazes gostavam dela provocando um afastamento das outras raparigas. No entanto Futaba detestava a atenção deles, ela achava-os estúpidos, barulhentos e ridículos, mas as raparigas não acreditavam nela e pensavam que ela fazia de propósito para ter a atenção deles. Mas era verdade Futaba não queria saber dos rapazes para nada, bem, excepto de Kou Tanaka, ele era diferente.
Untitled-1Até um dia uma chuva que “caiu de repente” faz com que Futaba e Kou se encontrem sozinhos a abrigarem-se da chuva no templo. Kou é o primeiro a dar o passo e diz-lhe que a chuva caiu de repente.”Yeah!” é a única coisa que lhe consegue dizer, infelizmente. Até que lhe grita se ele quer ir ao festival, ficando a pensar no que ela própria disse. Kou fica um pouco confuso e tira então a sua camisola de ginástica e coloca-a na cabeça de Futaba e diz-lhe para se secar porque senão ainda fica doente. Futaba fica corada ao sentir a sua camisola mas aceita, mesmo depois de ele ter dito que só a usou uma vez. Kou tem um riso fantástico, dá para perceber porque Futaba o adora.
No dia seguinte Futaba da-lhe a camisola de volta lavadinha e passada e então Kou pergunta-lhe se ela quer ir ao festival com ele, quem fica surpreendida agora é ela, mas aceita. 7 horas junto ao relógio do parque Sakanku!
Tudo parece bem até ele não ir ao encontro dela, nem o ter visto nas férias de Verão, nem aparecer na escola no Inverno. Futaba fica a pensar que lhe deveria ter dito alguma coisa, alguma coisa sobre o seu amor por ele.
“Se tu perdeste alguma coisa, só tens de voltar a construir”
E passam-se 3 anos, e Futaba já está na escola a procura de um novo começo. Então deixa de ser a tipica rapariga fofinha e querida, tem duas amigas que sabe que apesar de tudo não são verdadeiras. Come que se farta na hora do almoço para esconder o seu lado feminino. A sério! Até 12eu fiquei admirada! Até ao dia que dá um encontrão ao rapaz e lhe apanha a sandes que ia cair no chão. “O pão até já perdeu o sabor!”
Aquela voz, aquelas costas são completamente diferentes, mas Futaba tem quase a certeza que é Kou.
Sinceramente Kou é um pouco frio e sempre me perguntei porque é que ele é assim, no entanto só lá para o volume 4 é que sabemos as suas razões. Razões essas que não vão deixar que ele abra o coração decentemente. Tentarei não falar nisso e por isso vamos saltar para o volume 5!
Tendo em vista que por Kou, Futaba mudou e tornou-se a antiga Futaba fofinha, Kou não voltou a ser o que era, tal como ele diz Kou Tanaka não existe mais. Ambos tem novos amigos Kominato, Makita e Murao, todos super aparte e excelentes personagens. E todos eles em conjunto com Futaba e Kou formam um grupo de direcção e representantes da turma em que estão.Mais tarde conhecemos dfwTouma que vem agitar as coisas no coração de Futaba e de Kou (Mais a frente falo das personagens em si).
É normal que tanto as personagens principais tenham o seu grupo de amigos e verdade seja dita que este é especial. Indo buscar o exemplo de Kamisama Kiss, que tem capítulos extensos que fala de personagens secundárias e não faz com que os personagens principais entram na linha histórica. Ao Haru Ride não tem esse problema, o que foi um ponto excelente, ele fala delas e do problema delas de uma maneira presente e bem feita em conjunto com Futaba e Kou, falando principalmente de Kominato que é o rapaz que se perde de amores por Murao, mas esta não lhe liga muito. Mas Kou esteve sempre presente quando ele lhe falava dos problemas e o ajudava.
Um aparte .. eu realmente adorei Touma, ele é perfeito e pronto… eu gostei dele mas eu também estava do lado de Kou, e pois… não escolhemos quem amamos.
A história envolve também problemas como a aceitação pessoal, a perda de familiares e como os parentes se desenvolvem psicologicamente a ela, e também um pouco dos problemas de amor. Eu não vi muito o Bullying aqui sou sincera, vi mais o deixar aparte certas pessoas porque são diferentes.
Quanto a arte, a maravilhosa arte de Sakisaka, ela excelente!! Basta olhar para as capas, são lindas! Google it!
Sakisaka evolui sempre para melhor, desde do Call My Name que se tem notado. Neste é fantástico e até mesmo as imagens coloridas são fabulosas, eu adoro-a e acho que fez um trabalho excelente em Ao Haru Ride, e mesmo dentro dos volumes tem evoluído!
Não é?
Adaptação ao Anime:
Produzida pela Production I.G. e dirigida por Ai Yoshimura e autorizada pela Sentai Filmworks.
Constituído por 12 episódios e 2 OVA. Para ser perfeito podem ver a primeira OVA “00”, depois os 12 episódios e depois a outra OVA “13”. Isto porque a primeira é como o capitulo zero e é mais uma viagem ao passado.
O Anime está bem construindo e é excelente em comparação com o mangá e trata dos primeiros 4 volumes, incluindo a ultima OVA.
Adorei o facto de manterem a parte mais aguarelada para tratar do passado, ou seja quando são memórias e a falar de quando eles eram pequeno é tudo pintado de uma maneira mais soft.
O tema de abertura da série é “Sekai wa Koi ni Ochiteiru”por CHiCO e HoneyWorks, enquanto o encerramento é “Burū”  por Fujifabric. A canção “I will” por Chelsy foi inserida ao longo da série.
As outras personagens:
Tirando Futaba e Kou que já falei tanto em cima, temos:

Yuki Makita, ela é tipo uma Futaba quando era nova, e por isso mesmo é desprezada pela maior parte das raparigas, não que ela tenha culpa de ser fofinha e bonitinha. Irá então ser a primeira amiga dela quando Futaba decide ser quem é e não tornar-se algo que não gosta. Como a melhor amiga dela.

Shuko Murao é um lobo solitário que não fala com quase ninguém. Acha as raparigas muito barulhentas e malucas. Por isso não consegue ter amizades com ninguém, a não ser com Kominato, que a persegue constantemente.

Kominato vai ser uma espécie de melhor amigo de Kou, sem que ele o mesmo perceba. Acho que é a personagem mais alegre de todo o mangá. Vive sempre atras de Murao porque é doido por ela desde o primeiro ano de escola. Apesar de ter um lado mais parvo, tem outro muito sério e está sempre pronto a ajudar quem quer que seja.

Touma é uma nova personagem a entrar mais a frente no volume 5, se não estou em erro. Ele conhece Futaba de uma maneira um pouco estranha, mas logo fica apanhadinho por ela. Tem uma banda, onde é baixista e até lhe escreveu uma canção. Apesar de saber que Futaba está apaixonada por Kou diz que vai fazer de tudo para que ela só pense nele.


E pronto é isto, poderia falar mais, mas… já chega. Qualquer coisa basta perguntar!
Ficam então os links:
Ler online – Inglês – MANGAFOX
Comprar os volume em PT-BR – AoHARAIDOFacebook da mangaka – FACEBOOK SAKISAKA
E pronto eu fico assim, apenas porque vai deixar saudades snif :
img-thing
    Este é um artigo original de Raquel Collin

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários