k2pdfopt | A solução para quem não consegue ler pdfs no Kobo ou no Kindle

By Adeselna Davies - 11:08

Quantos de nós já não recebemos advance copies de editoras estrangeiras em .pdf? E quantas tentamos enfiar o dito ficheiro em pdf no Kobo só para ler e depois abrimos e as letras mal dão para ler o texto?

De facto o .pdf não é nem de longe nem de perto a melhor forma de ler ebooks e todos sabemos isso, mas as cópias avançadas que as editoras estrangeiras nos dão são fornecidas assim de forma a combater a pirataria. Há bloggers que recebem os ebooks cinco meses antes do livro ser colocado à venda. 

Por norma o Kobo faz um pseudo-ajuste à imagem que é cada página do pdf diminuindo o tamanho de letra e deixando as margens bastante largas. Para quem tem um tablet isto não será um problema, o Adobe Reader rapidamente lê bem os .pdfs. Contudo no Kobo temos de estar a fazer zoom à imagem e nem sempre o zoom abrange a página toda, tendo o leitor que arrastar de um lado para o outro.

No outro dia descobri uma espécie de programa, que se colocado no Kobo, faria pdf reflow ao ficheiro o que resulta na passagem do pdf como imagem para o pdf como texto. Até aqui tudo bem, contudo a vontade de instalar algo num Kobo comprado por uma loja que cada vez acumula mais queixas no Portal da queixa, levou-me a não querer arriscar.

E foi assim que descobri o K2pdfopt . O que este programa faz é exactamente isso – combina um .pdf com imagem, num .pdf com texto. 


Como podem ver o programa permite-nos ajustar a que tipo de e-reader nós temos ou se não tivermos algum mais conhecido podemos mudar as especificidades.

O programa é GPL: general public licence, ou seja pode fazer o download gratuito, contudo se quiserem doar uma soma de dinheiro, o site aceita doações. O programa converte página a página numa janela de output e podemos abrir o ficheiro no computador antes de passar para o Kobo. 

Deixo aqui duas imagens de um ebook que não conseguia ler no Kobo Aura antes.

Antes do K2pdftopdf
Depois
A única desvantagem possível é que não dá para fazer resize ao pdf contudo para quem gosta de ler em letras bem gordas e grandes, este programa é um milagre que nos facilita imenso a vida. Por isso se tiverem Kindles ou Kobos, e ainda conservarem ebooks que nunca conseguiram ler devido ao tamanho de letra aqui está a solução.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários