Anjo Mecânico de Cassandra Clare [Opinião]

By Vera Carregueira - 17:10

Sinopse
Quando Tessa Gray, uma jovem de dezasseis anos, atravessa o oceano para se reunir ao irmão, o seu destino é a Inglaterra do reinado da rainha Vitória e aventuras aterrorizantes aguardam-na no Mundo-à-Parte de Londres, onde vampiros, bruxos e outras personagens sobrenaturais palmilham as ruas iluminadas a gás. Apenas os Caçadores de Sombras, guerreiros que se dedicam a livrar o mundo de demónios, conseguem manter a ordem no caos.
Raptada pelas misteriosas Irmãs Escuras, membros de uma organização secreta chamada Clube Pandemonium, Tessa fica a saber que também pertence ao Mundo-à-Parte e que possui uma habilidade rara: o poder de se transformar, quando quer, noutra pessoa. Além disso, o Magister, a figura misteriosa que dirige o clube, tudo fará para reclamar o poder de Tessa para si.
Sem amigos e perseguida, Tessa refugia-se junto dos Caçadores de Sombras do Instituto de Londres, que lhe juram encontrar o irmão se usar o seu poder para os ajudar. Em breve se sente fascinada, e dividida, entre dois amigos: James, cuja beleza frágil esconde um segredo mortal, e Will, um rapaz de olhos azuis, cujo humor cáustico e temperamento volúvel mantêm toda a gente à distância... ou seja, todos menos Tessa. Enquanto a investigação os vai arrastando para o âmago de uma conspiração tenebrosa que ameaça destruir os Caçadores de Sombras, Tessa percebe que poderá ter de escolher entre salvar o irmão e ajudar os seus novos amigos a salvar o mundo... e que o amor pode ser a magia mais perigosa de todas.
 _________________________________________________________________________
Opinião por Vera Carregueira:
Anjo mecânico é o primeiro livro da trilogia "As Origens" (The Infernal Device) que é a prequela da saga dos Caçadores de Sombras.

Passando-se em Londres na época Vitoriana temos como personagem principal Tessa Gray, uma jovem recém chegada dos Estados Unidos em busca do seu irmão Nate sendo raptada por duas bruxas que as ensinam a usar o seu poder. Tessa pode Mudar de aparência para a de qualquer pessoa desde que toque num objecto que a esta tenha pertencido. É resgatada por Will Herondale um Caçador de Sombras que a leva para o Instituto.

Aqui Tessa vai perceber que não só não é humana como tudo à sua volta é completamente diferente daquilo em que acreditava. Com um poder nunca visto a única coisa que conseguem perceber no Instituto é que pertence ao Mundo à Parte.

É neste lugar que convive com os dois rapazes mais estranhos e enigmáticos que já conheceu, Will com o seu cabelo preto e olhos azuis e James Carstairs, apelidado de Jem, com cabelo e olhos prateados, ambos escondem segredos que Tessa irá tentar descobrir enquanto procuram pelo seu irmão que está desaparecido. A ideia que me ficou é que se está a formar um triângulo amoroso e confesso que não sei qual dos rapazes gosto mais.
As personagens secundárias como a egoísta e mimada Jessamine Lovelace, a séria e competente Charlotte Branwell ou o marido desta Henry despistado e viciado em novas descobertas principalmente as mecânicas e ainda a prestável e marcada Sophie trazem um grande enriquecimento à trama com informações acerca do ambiente que podemos encontrar na obra.

Finalmente o antagonista conhecido por "Magister" e que só no final ficaremos a saber a sua verdadeira identidade é o único que sabe toda a verdade sobre Tessa e só através dele ficaremos a saber o quem e o quê é realmente a jovem.

Este livro é completamente diferente do que pensava, o facto de envolver máquinas que lutam contra os Caçadores de Sombras é novo para mim mas gostei do conceito. Ficou-me a enorme vontade de pegar de seguida no Principe Mecânico para tentar desvendar alguns dos mistérios que ficaram no ar.

Cassandra Clare mais uma vez superou as minhas expectativas, acho que cada livro é melhor que o anterior e deixa-me sempre a desejar mais. Com personagens fortes, torturadas e apaixonantes é mais uma trilogia que não deixará os seus fãs indiferentes.

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários