Entrevista internacional - Cheryl Holt

By Vera Carregueira - 00:42

 

Contactámos Cheryl Holt para uma entrevista aqui no blogue e respondeu com uma simpatia, humildade e disponibilidade que parecia uma amiga de longa data. Agradeceu por várias vezes a nossa preferência e ficámos muito contentes com as suas respostas.

 

 

 

Porque é que escolheu escrever livros eróticos?
Eu digo sempre às pessoas que tropecei em romances eróticos por acidente.

Comecei por escrever romances históricos. Vendi cinco livros ao meu primeiro editor que me deixou porque não achou que eu fosse uma escritora muito boa. Entretanto apareceu uma nova tendência na altura chamada romances "eróticos" e o meu agente literário sugeriu que eu tentasse escrever um. Segundo ele seria um produto muito comercializável que ele conseguiria vender e eu poderia ser mais bem paga por este do que pelos meus históricos. Eu concordei em tentar escrever um erótico e descobri que eu tenho muito jeito para isso.

Deeper than desire vai ser publicado em Portugal brevemente. O que podemos esperar dele?
Eu não sabia o que Deeper than desire ia ser publicado em Portugal. Eu sou sempre a última a saber tudo! Fiquei muito contente por saber que os meus fãs portugueses vão começar a lê-lo.

Quanto ao livro e o que esperar dele, Deeper than desire foi publicado nos EUA em 2004. Escrevi-o em 2002 e escrevi mais 25 romances desde então. Lamento, mas realmente não me lembro muito bem dele! Foi o primeiro livro que me levou para as listas dos mais vendidos dos Estados Unidos, permitindo-me comercializar a mim mesma como uma autora "best-seller".


Poderia nos dar algumas pistas sobre o seu romance mais recente Sweet Surrender?
O meu novo livro, Sweet Surrender, eu definitivamente lembro-me! É meu primeiro best-seller no Amazon.com. E isso deixa-me muito satisfeita.

Nos meus romances, eu tento pegar em temas literários comuns ou erótico e colocar o meu próprio toque para fazer uma história divertida e original. No género romance há dois temas muito comuns casamentos secretos e bebés secretos e isto irrita-me verdadeiramente. Especialmente os bebés escondidos. Eu não gosto que as mães mantenham as crianças longe dos pais.

Mas coloquei uma reviravolta nestes dois temas. Criei um personagem masculino que tem um casamento secreto e um bebé em segredo. Ele era um conde desesperadamente infeliz, que avançava em direção a um casamento aristocrático com uma rapariga que detestava. Antes do seu casamento "verdadeiro", teve um caso apaixonado com uma rapariga comum e casou-se secretamente com ela. Escondeu a sua verdadeira identidade dela, e por um curto período de tempo, fingiu ser um homem comum.

Em seguida, ele deixa-a e prossegue com o seu casamento aristocrático como se o primeiro casamento nunca tivesse ocorrido. O filho nasce depois e ele nunca soube que era pai.

O livro começa dez anos depois. O conde morreu e o seu filho aristocrático já foi nomeado conde. Em seguida, a heroína aparece com seu filho que ela diz ser o primeiro filho do conde, de seu primeiro casamento. Afirma que ele é o herdeiro legítimo, o conde por direito.

O caos instala-se. Drama. Intriga. Romance! Com um ritmo acelerado, é um romance divertido, excitante e sensual que faz os leitores saltarem de alegria.

Começou a publicar ebooks, acredita que as versões em papel vão realmente desaparecer um dia?
Primeiro, deixe-me dizer que eu comecei a escrever e-books agora, porque quando a economia caiu em 2008 as editoras de impressão entraram em queda livre. Cortaram nos  funcionários e deixaram muitos escritores. Eu perdi o meu lugar com os editores de impressão de Nova York nessa altura e parei mesmo de escrever durante cerca de 18 meses. Um amigo convenceu-me a recomeçar mas a indústria editorial de impressão é muito diferente agora. As empresas são muito menores e estão focados em estrelas muito grandes. Eu nunca tive o tipo de grandes vendas que exigem agora por isso não há lugar para mim com as editoras de impressão.

Tenho sorte de a Amazon e outras empresas terem desenvolvido e-readers viáveis, voltados para o consumidor. Permitiu que eu começasse a publicar novamente sem ter que mendigar um editor de impressão de Nova York.

Quanto aos e-books contra livros impressos, eu acho que a indústria editorial de impressão está a passar pelas mesmas mudanças que abalaram a indústria da música há 15 anos (e terminou em Ipods e downloads individuais de músicas, em vez de álbuns.) É muito mais barato e mais fácil de publicar um e-book, e as editoras de impressão não têm feito as actualizações que precisam para manterem-se a par com toda a tecnologia que tem explodido. As editoras de impressão não conseguem manter-se actualmente.

Como leitora, prefere ler em papel ou em ebook?
Sou muito à moda antiga e continuo a ler livros impressos.

Cheryl, o marketing é também importante no negócio da literatura, por isso gostaria de lhe perguntar se acha que uma boa capa pode levar os leitores a comprar mais livros? Está familiarizada com as capas das suas edições portuguesas? Qual é a sua opinião sobre elas?
Eu acho que ter uma boa capa é absolutamente essencial para vender os meus livros. Um livro é só um produto como cereais ou leite ou pão. As capas intrigam o leitor a olhar para o que eu tenho feito e no Amazon há dois milhões de livros. Então tenho de ter uma forma de chamar a atenção dos leitores. Uma boa capa é o primeiro passo. (Mas tem que haver uma grande história dentro da capa para que os leitores comprem!)

Quanto às capas portuguesas dos meus livros, eu acho que eles são os livros mais bem produzidos que eu já vi. A minha editora portuguesa é a Quinta Essência, e eu disse-lhes repetidamente que os livros são muito lindos. Eu recebo sempre cópias promocionais deles aqui nos EUA e dou a americanos (que não sabem ler Português) simplesmente porque os livros são tão bonito de se ver e de segurar. As pessoas ficam curiosas quando os vêem. Estou muito satisfeita com as edições portuguesas.

Qual é a principal razão para o sucesso de seus romances?
Os meus romances têm sido bem sucedidos porque estão bem escrito e são muito divertido de se ler. Trabalhei durante muitos anos para aprender a escrever romances e trabalho muito para conseguir grandes histórias. Trabalho particularmente para produzir grandes personagens e grandes vilões para que os leitores fiquem absortos na história e que vibrem e chorem durante a leitura. Os meus livros são muito divertidos e não há outros como eles no mercado. Quem experimenta um dos meus livros fica viciado. Eu digo sempre para não começarem um dos meus livros na hora de ir dormir, porque vão fazer maratona de leitura a noite toda!

O que gostaria de dizer a todos os seus fãs e leitores portugueses, agora que o mundo enfrenta estes tempos difíceis?
Eu ouvi uma grande citação num filme o ano passado: "Tudo funciona melhor no final, então se as coisas estão más, você ainda não chegou ao fim".

O sentimento realmente marcou-me.

Eu vivo em Los Angeles, que é uma das cidades dos EUA mais atingidas pela crise económica. O preço das casas e apartamentos em Los Angeles sempre foi muito caro, por isso é difícil de viver e prosperar aqui. A crise foi devastadora, de muitas formas. Algumas partes da cidade, bairros especialmente minoritários, têm taxas de desemprego tão alto que chegam aos 50% - ainda agora em 2013. Muitos, Angelinos perderam as casas. Os últimos anos têm sido horrível.

Eu fui uma das primeiras autoras dos EUA a perder o meu lugar com os editores de Nova York. O meu marido perdeu o emprego também. Na época, eu realmente não sabia o que iria acontecer connosco.

Mas passaram-se cinco anos e eu sempre ouvi dizer que quando a tragédia nos atinge ela lança-nos num novo caminho. E é preciso olhar para trás 5 anos para dizer: "Oh, eu vejo. Ela enviou-me nessa nova direção. "

Para mim, foi a minha nova carreira como autora auto-publicada. Eu faço mais dinheiro agora do que quando eu escrevia para os editores de Nova York. E eu não tenho o stress de tentar agradar as pessoas pretenciosas dessas grandes corporações. Eu trabalho para mim e sou uma grande chefe! Estou feliz.


E nós também ficámos por conhecermos melhor esta autora.

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Gostei muito da entrevista!
    Realmente ela é uma querida e gosta imenso de falar com os leitores, especialmente os que se encontram longe :D

    ResponderEliminar
  2. Boa entrevista, gostei muito de ler as respostas da autora. ;)

    ResponderEliminar