"Contos da Terra do Dragão", de Wang Suoying - Opinião

By Vasco - 21:44



Autor: Wang Suoying
Edição/reimpressão: 2000
Páginas: 130
Editor: Editorial Caminho


Sinopse:
Este conjunto de histórias proverbiais e anedotas foi adaptado pela professora Wang Suoying e pela Mestre Ana Cristina Alves. 
A adaptação é uma recolha baseada nas lendas e contos tradicionais chineses. Estes foram transmitidos, oralmente ou por escrito, de geração em geração, muitos desde há alguns milénios. Fazem parte de um saber expressivo, figurativo e metafórico, acumulado para uso e vivência dos chineses. Os episódios narrados têm grande valor educativo, porque não só os pais os vão passando aos seus filhos, antes de dormir, como aparecem ainda nos manuais escolares. As frases proverbiais que surgem como títulos das histórias têm também um grande valor retórico, na medida em que são citados constantemente nas conversas, artigos de jornais, discursos e livros, e imediatamente compreendidos por todos. Daí que sejam fundamentais para qualquer estrangeiro poder aceder a um conhecimento mais completo e preciso da língua, mentalidade e cultura chinesas.
As autoras, que se conhecem de longa data, têm trabalhado juntas em alguns projectos, por exemplo, Ana Cristina fez a revisão da parte portuguesa da Gramática da Língua Portuguesa da autoria do casal Wang Suoying e Lu Yanbin.

Opinião:
Engenhoso. Cultural. Mágico. 
Este é um livro diferente do que é habitual observar em compilações de contos ou relatos milenares. A verdade é que parece ter havido, por parte de quem o concebeu, um enorme cuidado e uma procura exaustiva de forma a encontrar histórias realmente cativantes, engraçadas ou incomuns.
Todos os contos são marcantes, cada um à sua maneira, e facilmente conseguimos imaginar aquilo que nos é descrito, apesar de longínquo, tanto a nível espacial como temporal.
Na realidade, cada vez que voltamos a página encontramos uma  história surpreendente, com uma mensagem importante a transmitir, utilizando o humor, a ironia ou a ternura.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários