Amo ler porque... #2

By Vera Carregueira - 09:34

Esta semana convidámos Sofia Teixeira a nossa querida Morrighan para nos falar daquele, ou daqueles livros que a fizeram apaixonar pela leitura. Eis o que ela nos contou:

"Os livros nem sempre foram uma realidade para mim. Os meus pais nunca tiveram hábitos de leitura, o dinheiro nunca foi abundante e as minhas leituras em pequena limitavam-se aos livros da Anita que me iam oferecendo, ou às bandas desenhadas da Disney que se encontravam a preços minimamente acessíveis perto das caixas registadoras do Jumbo. À medida que fui crescendo, fui tendo professoras de Português que se admiravam com o meu entusiasmo pela leitura e que me iam dizendo para alugar este ou aquele livro na biblioteca da escola. Sei que a certa altura houve um livro que me marcou 'Veronika Decide Morrer' de Paulo Coelho. Não me lembro bem que idade tinha, penso que no máximo uns 14 anos, mas absorvi aquele livro como se não houvesse amanhã. Depressa comecei a sentir a necessidade de ler mais e mais e quando comecei a dar Pessoa na escola e descobri que dos poucos livros que tinha em casa constava boa parte da obra desta grande senhor, devorei-a até mais não. Pura e simplesmente não me conseguia cansar de Pessoa. Outro livro que marcou a minha adolescência e porque foi o primeiro livro que comprei com o meu dinheiro para um trabalho da escola foi 'Crazy, A História de um Jovem' de Benjamin Lebert. Eu tinha mais ou menos a idade da personagem do autor quando o li e ainda por cima o trabalho valeu-me uma boa nota. Foi uma experiência muito engraçada. 
Lamento a desilusão por não aparecerem aqui clássicos como uma das primeiras obras que eu li ou que realmente me marcou e me fez apaixonar pela leitura. Porém, tal não é surpresa dado à falta de pessoas familiares e amigas que tivessem o mesmo gosto pela leitura que eu. Orgulho-me imenso de hoje ter prateleiras e estantes recheadas dos mais diversos livros porque sei que cada um deles tem uma história. Um foi comprado com o dinheiro que juntei daquela vez, o outro foi porque não resisti e lá foi parte o dinheiro que ganhava a dar explicações, etc etc.
Com o blog Morrighan as oportunidades de leitura tornaram-se irresistíveis. Posso dizer que graças ao blog já li livros tão maravilhosos que no fim a ressaca foi inevitável! E é por causa desses livros que me é impossível deixar de ler. Obras como a Trilogia de Sevenwaters de Juliet Marillier, As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley, O Historiador de Elizabeth Kostova, A Culpa é das Estrelas de John Green, Os Goor de Pedro Ventura, as séries do Scott Westerfeld, Batalha de David Soares, e tantas outras (não saía daqui), fazem-nos sentir todo o tipo de experiências possíveis enquanto as lemos. É um gosto adquirido que penso que nunca vai desaparecer."

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Muito obrigada por esta partilha/oportunidade :)

    Votos de todo o sucesso do mundo para vocês e que a leitura vos leve para outros mundos maravilhosos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar