Crónicas de uma Leitora: O assassino 50/50 de Steve Mosby - Opinião

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O assassino 50/50 de Steve Mosby - Opinião


Título: O Assassino 50/50
Autor: Steve Mosby
Editor: Publicações Europa-América
Colecção: Crime Perfeito
Preço: €26.15
 Pp.: 324

Sinopse:
Quando começa os seus ataques, o assassino já conhece muito bem as suas vítimas. Após semanas de preparação, ele escolhe jovens casais que sujeitará a uma única noite de tortura e manipulação, testando e destruindo o amor que os unia. E ele obra-os a escolher: têm oito horas para decidir qual dos dois morrerá ao nascer do Sol...
Opinião:
Mark Nelson, um detetive com 28 anos, acaba de ingressar na equipa de John Mercer e logo no primeiro dia de trabalho depara-se com um assassinato horrível com verdadeiros requintes de malvadez. Depressa percebe que há algo de errado pois aquele assassino já é bem conhecido daquela equipa tendo morto um dos seus dois anos antes. Durante este tempo Mercer esteve de baixa, a morte do colega e amigo provocou-lhe um esgotamento e tendo agora regressado ao trabalho vê-se confrontado com a falta de confiança e apoio da sua equipa.
O assassino 50/50 é um homem perverso, rapta casais, faz jogos horripilantes com as suas vítimas e mata pelo menos um deles ao nascer do sol, transformando a missão desta equipa policial uma verdadeira luta contra o tempo. As motivações deste assassino, que esconde-se por trás de uma máscara de diabo e sendo conhecido pelos sobreviventes como tal, são desconhecidas mas depressa percebemos que a manipulação emocional é o ponto fulcral de toda a história. Ele quer e precisa de esmagar as relações, colocar o casal virado um contra o outro matando por completo o amor que existia entre eles. Os detalhes das suas torturas são horripilantes com pormenores de deixar qualquer um sem fôlego.
Temos várias perspectivas neste livro, no inicio de cada capítulo sabemos sobre quem vamos ler e que parte da ação iremos conhecer sendo que apenas a do detetive Nelson é contada na primeira pessoa, o resto da narrativa é-nos dada na terceira pessoa.
Todo este livro é arrepiante, Steve Mosby revelou-se para mim um verdadeiro mestre dentro do género com uma inspiração fora do normal. Apesar de ter lido poucos policiais na minha vida, tendo optado por outros géneros literários, consigo perceber a astucia e inteligência por detrás desta trama verdadeiramente empolgante e envolvente.
A história absorve-nos desde o início e não há maneira de não nos sentirmos transportados para a ação, ainda assim estava a achar que apesar de bem escrito na verdade era demasiado óbvio, estava por demais evidente quem era o assassino e essa parte era um pouco dececionante pois esperava um pouco mais de suspense. Contudo tinha esperança que surgisse uma reviravolta e não me desiludi. Fiquei completamente estarrecida com a genialidade de Mosby que pega nos mais pequenos detalhes fazendo de um bom policial um livro extraordinário.


Quero agradecer à Publicações Europa-América a oportunidade de ter lido esta fantástica obra. Podem encontrar através do site este livro a um preço bastante apetecível. Encontram O Assassino 50/50 por apenas €13,08. Do mesmo autor encontrarão também com 50% de desconto Mar de Sangue e Um Grito de Ajuda. É de aproveitar estas e outras promoções que são válidas até ao próximo dia 15 de Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário